segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tècnicos de reforço das CPCJ´s a camimho do despedimento- as misérias do ISS,IP e do trabalho temporário!
























Em 2006 , o Instituto de Segurança Social contratou um lote de mais de 100 trabalhadores para técnicos de reforço para as Comissões de Protecção de Drianças e Jovens, através de emporesas de trabalho temporário, pois claro, que é na precariedade que o Governo Ps gosta de se mover.
Em 2009, foi aberto um concurso público , com o objectivo ( Será legítimo pensar) de integrar estes trabalhadores no quadro de pessoal do Instituto de Segurança Social.
No entanto o que se verifica e começa a ser notícia é que este concurso esteve sempre cheio de ilegalidades , e levou a que cerca de 100 dos actuais técnicos de reforço são excluidos e entram outros para o seu lugar. De bestiais , estes trabalhadores passam agora a bestas, pois já a Secretária de Estado , Idália Moniz anda a dizer mal deles. Curiosamente , neste concurso público uma das membros do jurí tinha um irmão a concorrer e por lá continuou. O Instituto de Segurança Social nada fará, a Ministra do Trabalho nada fará e ao que parece estes jovens serão despedidos de forma brutal. O Tripalium apela a que lutem de cabeça levantada!!

2 comentários:

  1. Num concurso publico (e faço foco no público) que concorrem 10.000 pessoas e se por absurdo (em Portugal) este concurso não estiver arranjado é natural que fiquem os melhores (neste caso, de portugal) e não os que à uns anos tinham umas cunhas nas empresas (que só sacam dinheiro e não fazem nada) de outsourcing!

    Acho incrivel quando finalmente as coisas se fazem a sério e imparcialmente, se venha reclamar a velha forma tuga de se ser, ou seja, "..foi aberto um concurso público , com o objectivo ( Será legítimo pensar) de integrar estes trabalhadores no quadro de pessoal do Instituto de Segurança Social."

    É vergonhoso dizeres frases destas: Concurso público com os vencedores já conhecidos!!

    O concurso, pelo que sei (não participei, pq nem sou da áreas, mas tenho visto nas noticias e nos blogs) teve alguns problemas de datas e assim. Mas as condições foram exactamente iguais para todos. QUem pensava que já estava dentro e nem sequer se preparou para as provas duras do concurso sofre agora.. infelizmente em portugal, ta tudo mal habituado e querem à velha moda. É natural que se ponha em causa a qualidade dos elementos contratactos em outsourcing!

    Fico para ver se isto é publico.. :P

    ResponderExcluir
  2. Caro não concorrente ao concurso, evidentemente que se publica todo o comentário. De facto O concurso em causa nada teve de normal, sendo um conjunto de ilegalidades ( não foram só datas e coisas assim) . Estes trabalhadores temporários aguentaram 4 anos a trabalho temporário, e a maioria foi afastada pelo concurso. Seriam todos imcomptetentes? E como se explica que a maioria que teve avaliações positivas durante os 4 anos? Desta vez devem ser os chefes que não servem, deve ser isso. Assim se excluiu mais de 100 trabalhadores , não é 1 nem dois nem três.E sobre os concursos serem para regularizar situações você deve ser daqueles que defende que o pessoal na administração pública possa estar os anos que quiser precário e depois vai fora. Outra questão- estes trabalhadores acompanham situações concretas e reais. Com o concurso terminado mais de 100 técnicos deixam de acompanhar as situações em concreto e despacham os processos para os novos trabalhadores que tomam posse das vagas ( e que não têm culpa). Dá pois a ideia que não conhece a situação

    ResponderExcluir