quinta-feira, 17 de junho de 2010

Excerto de livros censurados


De facto há um nova censura que vai fazendo desaparecer livros e autores que podem fazer pensar as pessoas de que o que se passou no passado, se está a repetir. Esses livros e autores são cuidadosamente afastados de circulação e são promovidos os livros plástico da moda. Soeiro Pereira Gomes faz parte desse lote de autores que a escola já não fala e a comunicação social esconde. é pena, os seus livros são intensos e ao mesmo tempo muito simples de ler.
"A fábrica parou por tempo incerto. Os preços de custo atingiram cifrassem margem de lucro, superiores ao que o mercado suportava, os financeiros recusaram mais capital a longo prazo. Doutor Moreira não conseguiu obter matérias primas bastantes....E a á nova surgiu como temporal desfeito sobre a aldeia. Os operários arrumaram as frerramentas e apetrechos , taparam os motores com oleados, depois seguiram em grupos para o escritório, onde receberiam o ordenado derradeiro. Falavam baixo, como num enterro. Faltava-lhes o ar, gárrulo de outros sábados, em que sublinhavam com chistes amagra féria, antegozando os domingos pachorrentos.
Contaram o dinheiro sem interrsse e permaneceram à porta do escritório, como que à espera de alguma coisa que tardava.
- E agora, onde vou ganhar a vida?- desabafou de repente Fariseu- uma côdea... e atira-se com um gajo assim para a rua!"
in Engrenagem, de Soeiro Pereira Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário