domingo, 26 de setembro de 2010

José Luís Fortes- Uma entrevista séria, num mundo cão! Este homem não dura muito no lugar

Espera-se que não seja apenas fogo de vista, mas a entrevista ao novo Inspector Geral do Trabalho tem tiradas certeiras , que partilhamos, eis algumas:
A lei é apelidada de rígida por proibir o despedimento individual sem justa causa?
- "é um absurdo que se diga isso. Os empresários queixam-se do que não existe. E não concordo que o mal das empresas resultará da subida de salário para 500 euros. Quem não puder pagar 500 euros a um trabalhador não se terá condições para estar no mercado" ( Nota do tripalium:veja-se que aqui é mais avançado que a UGT, que já se põs a jeito para não cumprir o acordo dos 500 euros em 2011)
- Maiores problemas detectados : " O trabalho não declarado e os salários em atraso, pessoas sem contratos nem descontos ( nota do tripalium: grave lesão para o trabalhador e para a segurança social que não recebe contribuições, e quantos e quantos milhares serão??)
Pergunta nojenta do JN: - até que ponto mais vale um mau trabalho ( o que é isso?) do que trabalho nenhum?
- "Há uma campanha europeia que devemos respeitar: a do trabalho digno. Não devemos ceder à tentação de volar ao sec XIX e considerar como benfeitores os empresários que dão trabalho a alguém" ( nota do tripalium- esta frase é um sacrilégio nos dias que correm)
- Pela dimensão social e humana do Trabalho, deveria a ACT ter capacidade de intervenção imediata, podendo constituir arguidos?
-" Não dgo que não. Há opiniões diferentes dentro da ACT, há alguma resistência à sua " policialização" nomedadamente por parte dos inspectores, que salientam ser bastante diferentes da ASAE" ( nota do tripalium- aqui para ser coerente com a lógica dominante tinha de dizer não, não , não, que nós queremos é sensibilizar. Não se percebe a resistência dos senhores inspectores- será verdade?- que por vezes levam porrada em algumas empresas)
"e dar-lhe competências de polícia criminal? Não vejo nenhum inconveniente que isso aconteça. Acho que traria vantagens (nota do tripalium- escândalo no mundo empresarial!!). "Há uma concepção paternalista do trabalho da inspecção: que os inspectores são boas pessoas, prontas a ajudar, dar bons conselhos, fazer do mundo um mundo melhor... eu acho que a inspecção do trabalho é um bocadinho mais que isso"

A esta hora o presidente da CIP já telefonou ao Sócrates ou a Heleninha exigindo para substituir este homem . Estas ideias são subversivas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário