terça-feira, 14 de dezembro de 2010

stoque de açucar reposto na segunda-feira- logo agora que já nos acostumámos ao adoçante.

Passamos a citar Luis Mira, da  Confederação de Agricultores de Portugal- CAP:

" Foi errado acabar com acabar com a Fábrica de açucar"

" O ex- ministrop Jaime Silva acabou com tudo. Havia uma fábrica de transformação de açucar que chegou a produzir 70 mil toneladas por ano, a fábrica tinha capacidade para transformar 100 mil toneladas, os agricultores dominavam a cultira do ponto de vista técnico, tinhamos das maiores produtividades da Europa( 15 t/ha de beterraba) e é por isso que o país está cada vez mais pobre. Foi uma posição política enquadrada bnuma proposta comunitária: a Comissão disse quem quisesse acabar receberia uma indeminização e o ministro potou por isso. Isso foi uma decisão competamente errada do ponto de vista estratégico"
" Fala-se muito em exportar. No caso agrícola produzir em Portugal é igual a exportar, porque se deixa de importar. Neste caso Portugal tinha já condições de clima e tecnologia para produzir cem mil toneladas e hoje não produz nada. " Aconteceu o mesmo com o Tabaco. O ministro Jaime Silva acabou com a cultura do tabaco em Poprtugal e país continua a importar"
 Finalmente começam-se a ouvir vozes destas a perceber uma coisa , o País não pode abdicar de ter produção nacional , pois aumenta o seu défice externo ( tem de importar quase tudo), e fica nas mão de terceiros, o que em matérias alimentares não é brincadeira. Hoje é açucar, amanhã serão outros produtos mais necessários. Andaram-no a vender a bondade de pagar para deixar de produzir agricultura, e a pagar para abater a frota pesqueira e agora importamos 80 por cento do que comemos! Tinha mesmo de ser assim? Não não tinha e basta olhar para os vizinhos espanhois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário