sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A DOUTRINA DO CHOQUE


ando a ler A Doutrina do Choque, de Naomi klein. Deixo alguns excertos. trata se de um livro fundamental para perceber que passa.

"A Grande Mentira.


Na torrente de palavras escritas como elogio de Milton friedman, o papel dos choques e crises enquanto instrumentos para o avanço da sua visão mundial mal foi mencionado. Em vez disso o falecomento do economista prporcionou uma ocasião para reescrever a história oficial de como esta raça de capitalismo radical se tornou numa numa ortodxia governamental em quase todos os cantos do mundo. è uma versão conto de fadas da verdadeira história, limpa de toda a violencia e coerção......

O crash dos mercados de 1929 tinha criado um consenso avassalador de que o lassez faire tinha falhado e que os governos precisavam de intervir na economia para distribuir riqueza e regular corporações. durante esses dias negros para o lassez faire, em que o comunismo conquistou o oriente, o estado providencia foi abraçado pelo Ocidente e o nacionalismo económico ganhou raizes no sul....

"O maio erro, na minha opinião" escreveu Friedman numa carta a Pinochet em 1975 " é acreditar que é possivel fazer o bem com o dinheiro das outras pessoas"

quando a União Sovietica caiu as pessoas do império mal+evolo, estavam também ansiosas por se juntarem à revolução friedmanita, bem como os comunistras virados capitalistas na China. isso significava que nada restava para se entrepor no caminho de um mercado global verdadeiramente livre..."

In Doutrina do Choque, A Ascenção do Capitalisamo de DesaSre, Naomi Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário