sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Nem para acalmar os mercados, o acordo serve, ò Proença...

O Estado português colocou, esta quarta-feira, 1244 milhões de euros em dívida a três meses, pagando um juro de quase 5%, superior à última emissão com prazo semelhante.






foto global imagens/arquivo



Portugal emitiu 1244 milhões de dívida



O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) havia colocado como fasquia máxima indicativa os 1500 milhões de euros (mínimo de mil milhões de euros) mas acabou por colocar apenas 1244 milhões de euros na linha de Bilhetes do Tesouro que vence a 17 de Fevereiro do próximo ano.



A taxa de juro média que o Estado terá de pagar por esta colocação fixou-se nos 4,997%, superior aos 4,972% registados na última emissão de dívida com maturidade semelhantes.



A procura foi de duas vezes a oferta, surgindo ofertas na ordem dos 2484 milhões de euros. No entanto o Estado aceitou colocar dívida até um juro máximo de 5%, rejeitando já as ofertas para vender com um juro de 5,05%.



A linha de dívida que atinge a maturidade a 17 de Fevereiro fica agora com um total de 2972 milhões de euros de saldo vivo, o montante que o Estado terá de amortizar quando terminar a data do empréstimo

nota de tripalio: os mercados estão se a borrifar para o acordo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário