domingo, 15 de abril de 2012

O Envelhecimento activo... a caminho dos 75 anos.....

A idade da reforma

O chefe do governo sueco, Fredrik Reinfeldt, defendeu que os cidadãos trabalhem até aos 75 anos, em vez de o fazerem aos 65.

Fredrik Reinfeldt (na foto), primeiro-ministro da Suécia, quer que a idade de reforma no país passe dos actuais 65 anos para os 75. A proposta está a gerar controvérsia.
As declarações de Reinfeldt foram feitas numa conferência sobre o emprego, refere a Reuters. Posteriormente, numa entrevista ao jornal sueco "Dagens Nyheter", citada pela agência noticiosa, o primeiro-ministro sustentou a sua tese: "A questão é se um empregador terá uma atitude diferente perante alguém que tem 55 anos se este disser que está a pensar trabalhar mais 20 anos".

O governante, que preside à coligação de centro-direita, afirmou que a Suécia tem de enfrentar o facto de as pessoas estarem a viver mais anos e que, para se manterem os actuais níveis de bem-estar social e de pensões, deverão trabalhar mais tempo.

Na Suécia, quem tem poucos ou nenhuns rendimentos pode pedir uma pensão do Estado aos 65 anos. Os outros tipos de pensões podem ser pedidos a partir dos 61 anos, refere a Reuters, acrescentando que, nos termos da actual legislação, os suecos têm o direito de trabalhar até aos 67 anos – podendo prolongar o tempo de trabalho para lá dessa idade se isso for acordado com a entidade patronal
N

Nenhum comentário:

Postar um comentário