quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mira Amaral: " Se o ajustamento não fosse tão rápido, talvez o desemprego não fosse tão grande", ou as lágrimas de crocodilo do capital

Mira Amaral, antigo ministro de Cavaco, diz que escalada do desemprego é "fenómeno preocupante".
Mira Amaral, antigo ministro da Indústria de Cavaco Silva e actual presidente do BIC Portugal, acredita que se o programa de ajustamento que está a ser executado no âmbito da ajuda internacional fosse mais prolongado no tempo, o desemprego no país não seria tão elevado.
"Há uma questão que se podia colocar quando o programa foi acordado. Podia-se pensar que o ajustamento podia ser mais lento em termos de ajustamento das finanças públicas. Se o ajustamento não fosse tão rápido, talvez o desemprego não fosse tão grande", considerou Mira Amaral em declarações no Grande Jornal, do Etv, num comentário aos números do desemprego revelados hoje pelo INE.
Segundo os dados oficiais daquele instituto, a taxa de desemprego em Portugal subiu para 14,9% no primeiro trimestre de 2012, um novo máximo histórico, traduzindo um aumento de 2,5 pontos percentuais face ao trimestre homólogo.
Para o antigo ministro, a escalada do desemprego do país "é um fenómeno preocupante".
"O desemprego tinha de sofrer estas consequências. As empresas estão exaustas com os aumentos dos custos de electricidade, do IVA e do aperto do financiamento. A restauração sofreu aumentos brutais de IVA", referiu Mira Amaral.


Nota de tripalio: este senhor que recebe uma refoma da CGD pelo ano que lá trabalhou, no valor de milhares de euros também é muito culpado do ajustamento ser rápido. Porque este senhor repesentante do Banco BIC em Portugal, recebeu só este ano para o seu banco BIC, 600 milhões de euros pela "compra" ( que foi oferta com brinde) do BPN , mais uma linha de credito de spread zero, de 300 milhões de euros para o seu banco poder aceder....
este senhor é um dos culpados e tem tempo de antena para se fazer de vedeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário