segunda-feira, 11 de junho de 2012

Chipre e Itália as próximas vítimas do capitalismo de desastre no auge da Europa!

Com Espanha ainda a tombar, os mercados procuram já a próxima vítima. O país vizinho não caiu, mas inclinou, ao pedir este fim-de-semana a ajuda de Bruxelas para a sua banca. Para os mercados, o caso ainda deita fumo, mas já não arde. A partir de agora, é rescaldo. Itália é que começa agora a aquecer.
Os mercados começaram por respirar de alívio com o anúncio do resgate à banca espanhola: as bolsas subiram, os juros da dívida desceram. Mas foi sol de pouca dura: depois, viraram-se para Itália, supostamente a próxima peça a cair no dominó da crise da dívida europeia.
O Citigroup não tem dúvidas: «Mais cedo ou mais tarde, a Itália precisará de ajuda externa», ou não caminhassem as suas finanças públicas para uma situação «insustentável» a longo prazo.
Nada que os mercados já não desconfiassem. Resultado: a praça de Milão foi a que mais caiu em toda a Europa: 2,79%.

No mercado da dívida, as obrigações do Tesouro italiano também já começaram a ser esmiuçadas pelos «abutres»: os juros ultrapassaram os 6%, atingindo os 6,036% ao final da tarde.

Na semana passada, antes de se dar como certo o pedido de ajuda espanhol para o fim-de-semana, a taxa das obrigações italianas a 10 anos não ia além dos 5,667%.

O Chipre pedirá também ajuda externa sendo o quinto país avançar com pedido de "ajuda"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário