quinta-feira, 14 de junho de 2012

Leal da Costa e os casos "anedóticos" do racionamento da Saude....

Presente no encerramento da sessão de apresentação do Relatório da Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), o governante contestou, e com alguma contundência, algumas das principais conclusões que constam num documento que classificou de “político e com uma visão ideológica própria”.

Não concordamos com a crítica. Não há racionamento. Os casos referidos são mais ou menos anedóticos. O SNS não será sujeito a nenhum tipo de racionamento”, reforçou o secretário de Estado de Paulo Macedo, salientando que o está em causa é uma política de racionalização dos custos.
Leal da Costa contestou ainda a conclusão de que, no último ano, aumentaram as dificuldades de acesso dos portugueses aos serviços de saúde.

Sobre as taxas moderadoras, Leal da Costa contestou o facto de o relatório não referir que o ministério aumentou “o número de pessoas que ficam isentas do seu pagamento”. Por outro lado, “nunca houve medicamentos tão baratos em Portugal e o relatório pouco ou nada diz” sobre isso.

O secretário de estado contestou ainda a conclusão de que não há uma política de saúde e que esta não esteja enquadrada com as medidas da troika.

Leal da Costa admitiu, no entanto, que o ministério não avaliou o impacto das medidas previstas no memorando e que esta é uma proposta que “merece” ser estudada. Já “as questões semânticas não são importantes”.

Tudo isso é ruído de fundo que merece a consideração que merece”, afirmou


Nota tripalio: Leal da Costa é figura muito sinistra e ficou claro o seu pensamento sobre a dignidade e os tratamentos a dar aos doentes terminais da cancro.... para ele devem sofrer antes de morrer porque os medicamentos são caros.São senhores destes que vêm as suas mães serem ofendidas em casa de milhares de portugueses... De facto com com fdps destes é fácil negarem que estão a fazer: a destruir o SNS, a destruir a acessibildade ao SNS. Não era preciso vir o Observatório dizer isso, mas ajuda e confirma o que se mete pelos olhos a dentro a todos. O governo de Sócrates negava a realidade, estes destroiem tudo e dizem que é ruido ....é ruido da destruição! A política da morte está em marcha, disso não tenham duvidas!

2 comentários:

  1. Leal da Costa deve ter recebido o relatório em inglês, onde deveria vir escrito "anecdotal cases", ou seja, "casos particulares". E ele, erroneamente, terá traduzido "anecdotal cases" por "casos anedóticos". É um erro frequente em pessoas que sabem mal o inglês.

    O problema é que Leal da Costa não achou nada de estranho nesta sua tradução disparatada. Até deve ter reforçado aquilo que ele pensa; provavelmente acha que se deve assassinar os velhinhos pobres por falta de tratamento e, já agora, que se deve "comer" as criancinhas da Casa Pia.

    ResponderExcluir
  2. Leal da Costa é um Senhor! e voçês nem sabem o que dizem!

    ResponderExcluir