sexta-feira, 20 de julho de 2012

80 cidades em protesto, polícia prende sete manifestantes e dispara balas de borracha.... não vai ser fácil fazê-los engolir a austeridade miserável!

Grandes protestos contra as medidas do Executivo de Madrid, como cortes salariais e aumentos de impostos, classificados como "roubo", decorreram, esta quinta-feira, em mais de 80 cidades de Espanha, em manifestações convocadas pelos sindicatos. Em Madrid, a polícia disparou balas de borracha para dispersar pequenos grupos de manifestantes. Há seis feridos.

No centro da capital espanhola, a polícia disparou e carregou sobre os grupos com bastões, na área circundante da 'Puerta del Sol', a maior praça no coração da cidade, onde ocorreu, esta quinta-feira, uma manifestação que contou com a participação de centenas de milhares de pessoas.
As mais de 80 manifestações convocadas em todo o país foram as mais recentes e maiores ações de protesto de uma série que se tem prolongado, quase diariamente, ao longo do mês.
"Mãos ao ar! Isto é um assalto!", gritavam os manifestantes em Madrid, onde uma maré humana enchia as avenidas do centro madrileno.
Os protestos irromperam na passada semana depois de o chefe do governo, Mariano Rajoy, ter anunciado medidas para reduzir despesa em 65 mil milhões de euros, de forma a reduzir o défice orçamental.
Entre as medidas anunciadas está a eliminação do subsídio de Natal aos funcionários públicos, o que corresponde a uma redução salarial de sete por cento e sucede a uma redução salarial em 2010, seguida por um congelamento salarial.


Nota: não vai ser fácil fazê-los engolir a austeridades. Mentiram aos espanhois dizendo que o empréstimo não tinha consequências, mas tinham porque os FMIs e companhia querem sempre chular os povos. Aos espanhois, só temos a dizer-vos; BRAVO! Muita força para continuar a luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário