sábado, 14 de julho de 2012

Medidas de austeridade para Espanha: não vai ser fácil engolir a austeridade espanhola!

Os protestos contra as novas medidas de austeridade aprovadas pelo governo espanhol saldou-se em, pelo menos, sete detidos e vários feridos, depois dos confrontos entre a polícia e centenas de manifestantes em Madrid.
foto Paul Hanna/REUTERS
Sete detidos e vários feridos em novos confrontos em Madrid
Cordão policial para travar manifestantes em Madrid
Após a meia-noite os ânimos acalmaram, mas a noite de sexta-feira voltou a ser marcada por confrontos entre a polícia e manifestantes, contra as novas medidas de austeridade aprovadas pelo governo espanhol, em três zonas de Madrid: em frente às sedes do PP e do PSOE e junto ao Congresso de Deputados.
Entre as situações mais tensas, destaque para confrontos entre manifestantes e polícias na Praça Neptuno, com vários detidos e um contentor incendiado.
Também houve tensão em torno do Congresso de Deputados, onde foi montado um cordão policial para evitar que os manifestantes conseguissem chegar ao edifício. O lançamento de objetos contra a polícia originou a cargas contra os manifestantes, tendo os agentes disparado salvas de balas de borracha para dispersar o protesto.
Pela Gran Via e até ao Sol decorreu a manifestação mais numerosa, sem que tenha havido registo de incidentes.
Os protestos repetiram-se por outros pontos da geografia espanhola, tanto com manifestações em empresas ou instituições públicas, convocadas pelos sindicatos, como em várias ruas e praças, convocadas pelas redes sociais.


nota de tripalio: os meus parabéns ao povo espanhol, que tem coluna vertebral, que reage na hora certa, que quer acertar nos partidos do centrão político que conduzem a esta miséria. Tenho ideia que só agora começou a resistência. Por cá na Parvolândia ,vai se fazendo o que se pode com este povo de gente merdosa e medrosa.

Um comentário: