quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Grécia Eleições 2015: Entre a chantagem e o necessário salto no escuro

 
Entre a chantagem de "todos" conta a Grécia ( UE, Comissão Europeia, Mercados, Moeda única, comentadores e comentadeiros , etc) e necessário salto para a frente com o voto na alternativa, é o dilema grego que se vai colocar aos eleitores. As opções , as duas, são difíceis, mas uma dá alguma esperança no futuro, a outra é a  manutenção da miséria com cunho europeu.
 E  Algum país terá de ser o primeiro a dar um pontapé no marasmo de miséria europeu...
A escolha do Syriza ( veremos se o povo grego assim o fará face à chantagem...) vai levar àquilo que o Syriza não quer: a saída do euro, única forma da Grécia ter algum caminho ( sempre difícil), mas de possível crescimento. O euro é a moeda que serve para impor todos os instrumentos de domínio: os tratados da UE, o Tratado Orçamental, todos os garrotes para destruir e dominar os povos.
Uma escolha no Syriza ( que dá já sinais de não querer afrontar totalmente a UE...) vai levar a uma reação radical do capital (os famosos mercados), devidamente orquestrada com a UE que irá punir um povo que queira construir uma alternativa....mas alguém terá de ser o primeiro a colocar a cabeça de fora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário